Luiz Antonio Iurkiewiecz – 041 999 796 081 – M.´. Serra do Mar 130 – GLP
3º DISCURSO – ARQUIVO 7 DISCURSOS DA INSSURREIÇÃO – TERCEIRA VIA – MARCHA PRÓ-CONSTITUINTE
Brasil meu Brasil querido, vejo você doente, enganado, endividado e dividido.
As farmácias continuam em suas esquinas vendendo as curas da indústria farmacêutica, o Flúor continua na água e nos cremes dentais, o QI continua em queda, a barreira hematoencefálica continua sendo rompida e o neurotóxico continua sendo depositado no processador biológico de todo cidadão, da infância a velhice o veneno é servido de forma compulsória. O ânimo e a rebeldia vem sendo manietados pela perversa química e o Apoio Oficial sela a realidade de uma multidão de Idiotas de sorriso alvo.
As pedras Guias da Geórgia foram destruídas em 2022, uma explosão de lucidez um símbolo do Eugênico projeto dos governos da era da razão, mas os corolários da redução populacional, controle sutil da reprodução humana continuam fortes e evidentes, só percebidos por mentes que saíram da Matrix do Controle Mundial. Ronald Bernard continua mais atual do que nunca, o Sistema de Escravidão amplia suas fronteiras, a preocupação dos pais e sociedade aumentam dia a dia, além da dívida familiar, agora o tempo lhes é roubado, doenças com Autismo, Câncer, Doenças Mentais, todos componentes provocados por armas silenciosas que atacam nossa vitalidade, tempo e finanças.
Transformaram nossa mesa em laboratório. O pão que deveria nutrir nos envenena. O leite que deveria fortalecer nos adormece. A caseína moderna — essa proteína quebrada, industrial, de vacas manipuladas — inflama o intestino, perturba o hormônio, silencia a energia. A indústria converteu alimento em produto, e o produto em arma de controle biológico. O brasileiro, inflamado por dentro e cansado por fora, é conduzido como cordeiro por uma química que rouba sua força, sua clareza, sua coragem. Um povo inflamado é um povo irritado; um povo inflamado é um povo cansado; um povo inflamado é um povo que não levanta a espada da cidadania. Recuperar a vitalidade é o primeiro ato da insurreição. É preciso romper com os venenos tranquilos que esvaziam nossa vontade e dissolvem nossa soberania.”
Manipulam o corpo para capturar a mente. Não é preciso acorrentar um povo quando se pode inflamar o seu intestino, entorpecer a sua glândula pineal, alterar silenciosamente os seus hormônios e intoxicar o seu sistema nervoso. A química moderna, travestida de conveniência alimentar, cumpre aquilo que governos autoritários jamais conseguiram fazer abertamente: minar a vitalidade de uma nação inteira.
O brasileiro não nasce fraco — ele é enfraquecido. O flúor que embrutece, o plástico que feminiza, a soja transgênica que altera o eixo hormonal, a caseína quebrada que inflama o intestino, os adoçantes que excitam e depois exaurem — são armas silenciosas para guerras tranquilas. Não fazem barulho, não deixam rastros, não erguem bandeiras. Apenas reduzem a força, diminuem a iniciativa, anestesiam a coragem e transformam o cidadão, outrora altivo, em espectador.
Quando um povo perde sua vitalidade, perde também sua capacidade de indignação. O corpo inflamado gera a alma cansada. Uma nação farmacologicamente submissa não levanta a voz, não questiona, não resiste. E é precisamente por isso que a Insurreição precisa começar onde poucos imaginam: no prato, na água e no ar. Libertar o corpo é libertar a Pátria.”
E Nosso Indice de Desenvolvimento Humano IDH, somos a 9ª economia do mundo e a 87ª no IDH. O que isso significa:
Envolve 3 índices … Expectativa ao nascer … Indice de Educação e Indice de Renda. Por nossa posição no Ranking do índice e nosso PIB, verificamos uma brutal desigualdade e educação de péssima qualidade
E a educação que é a arma da insurgência pelo conhecimento como está?
Durante décadas, nossas escolas foram moldadas por uma pedagogia que prometia libertação, mas entregou fragilidade. Paulo Freire falou em oprimidos, mas não ensinou nossos filhos a ler com precisão, a contar com rigor, a pensar com método. Transformaram a sala de aula em arena de debates estéreis enquanto o mundo avançava em ciência, tecnologia e disciplina. O Brasil produziu consciência crítica, mas não produziu engenheiros suficientes; produziu discursos, mas não produziu excelência. A nação que não educa com firmeza perde sua soberania, e um povo sem conhecimento é presa fácil para governos que preferem cidadãos dóceis a cidadãos fortes.”
Enquanto o povo buscava pão, eles buscavam poder. Não o poder visível das armas, mas o poder profundo da cultura. Gramsci ensinou que não era preciso derrubar o Estado se fosse possível capturar a mente da Nação. E assim fizeram: infiltraram-se nas escolas, moldaram professores, reescreveram a história, sequestraram a linguagem, controlaram a mídia e, por fim, dominaram o imaginário coletivo. A revolução deles não ergueu barricadas — ergueu cátedras. A ditadura não precisou de tanques — bastou dominar o currículo. O Brasil não foi tomado por assalto; foi tomado por dentro. Um povo que desconhece suas raízes, que despreza sua própria história, que se envergonha de seus símbolos, que teme sua bandeira, é um povo pronto para obedecer. E é por isso que nossa Insurreição é antes moral do que política: é preciso romper a hegemonia invisível para libertar a consciência aprisionada.
Nossa Renda, nossos números e nossas chagas:
- População e Estrutura Social
* População brasileira estimada (2025): 204,9 milhões.
* 127 milhões vivem com renda familiar per capita até R$ 1.650 (até 2 salários mínimos).
* 70% da força de trabalho ativa tem rendimento até 2 salários mínimos.
* 38 milhões de trabalhadores estão na informalidade (IBGE/PNAD 2024).
* 14 milhões de microempreendedores individuais (MEIs).
* Desemprego aberto: 7,5% (oficial); com desalento e subemprego, supera 18% (IPEA 2024).
* Síntese moral: ‘Nenhum país é livre quando seu povo come com medo do amanhã.’
- Insegurança Alimentar e Pobreza Extrema
* 33 milhões de brasileiros passam fome (Rede PENSSAN, 2023).
* 70,3 milhões vivem em algum grau de insegurança alimentar.
* Brasil permanece no Mapa da Fome da ONU desde 2022.
* 48% das famílias chefiadas por mulheres negras enfrentam insegurança alimentar moderada ou grave.
* Gasto com alimentos básicos consome mais de 55% da renda média das famílias pobres (IBGE 2024).
* Síntese moral: ‘Nenhum país é livre quando seu povo come com medo do amanhã.
- Favelas, Moradia e Exclusão Urbana
* 6 milhões de famílias vivem em aglomerados subnormais (Censo IBGE 2022).
* 13,6 mil favelas em todo o país, com cerca de 16 milhões de habitantes.
* Déficit habitacional total: 7,8 milhões de moradias (Fundação João Pinheiro, 2024).
* Crescimento anual das ocupações informais: +3,5%.
* Síntese moral: ‘O Estado que não enxerga seus pobres está cego de poder.’
- Dívida Pública e Desigualdade Econômica
* Dívida bruta do governo geral: R$ 7,9 trilhões (set/2025), equivalente a 75% do PIB.
* Em 2024, o Brasil gastou R$ 1,9 trilhão com juros e amortizações da dívida.
* Os 5% mais ricos concentram 45% da renda nacional; os 50% mais pobres, apenas 13%.
* 1% da população detém mais de 48% do patrimônio financeiro (FGV 2024).
* 20% das famílias estão endividadas além da capacidade de pagamento.
* Síntese moral: ‘A dívida é o novo cativeiro; o juro é o açoite invisível do escravo moderno.’
- Violência e Insegurança Pública
* 50.800 homicídios em 2024 (Fórum Brasileiro de Segurança Pública).
* Média de 140 mortes por dia.
* 1.200 feminicídios e 60 mil estupros registrados em 2024.
* 780 mil pessoas encarceradas, com taxa de reincidência acima de 40%.
* Apenas 8% dos homicídios resultam em condenação efetiva.
* Síntese moral: ‘Quando o Estado não cumpre a lei, o crime escreve sua própria Constituição.’
- Educação, Juventude e Evasão
* 2,1 milhões de jovens entre 15 e 29 anos abandonaram os estudos em 2024.
* 17% dos alunos do ensino médio atingem nível adequado em matemática; 34% em leitura (Saeb 2023).
* Investimento público em educação caiu de 6,3% para 5,1% do PIB na última década.
* 1 em cada 3 jovens até 24 anos está sem estudar e sem emprego formal.
* Síntese moral: ‘Um povo sem escola é exército sem armas.’
- Corrupção e Descrença Institucional
* Brasil na posição 104 no Índice de Percepção da Corrupção (2024).
* 22% confiam no Congresso; 27% no Judiciário (Datafolha 2024).
* 68% confiam mais nas Forças Armadas; 72% em líderes comunitários e religiosos.
* Síntese moral: ‘A corrupção não é vício de poucos; é doença de um sistema que perdeu o pudor.’
- Reflexo Geopolítico
* Brasil ocupa a 9ª posição do PIB mundial, mas 87ª em IDH, já citado acima.
* 3º maior exportador de alimentos, mas mantém 33 milhões famintos.
* Importa tecnologia e fertilizantes, exporta commodities — dependência estrutural.
* Síntese moral: ‘Soberania não é riqueza, é independência.’
Esses números revelam o Brasil da ilusão estatística: o PIB cresce, mas o povo empobrece; a dívida sobe, mas o progresso não chega. As manchetes falam de avanços, mas as ruas contam outra história.
O que fazer … parafraseando Zilda Arns … “devemos ver o lado bom das coisas” … “precisamos ter a consciência de que uma gota só no oceano … faz muita diferença”.
Não podemos desanimar e o tamanho do desafio é trabalho para as 05:00 h da manhã até as 23:00 horas da noite … nossa arma deve ser o conhecimento… o cimento que nos deve unir é a fé … a matemática dos números a serem mudados devem ser nosso norte em busca da soberania … devemos sair da 87ª colocação no IDH para a 86ª e assim por diante … a liberdade de cada um em suas escolhas deve ser garantida, mas a união deve prevalecer… o bem comum deve ser buscado e a Solidariedade e Igualdade, respeitando as diferenças devem ser alcançados. Tudo pode mudar … só depende de nós.
Educação … conforme discorrido acima Paulo Freire e Gramsci não nos atende mais como referência, nosso sistema está falido … o que fazer então …
I ) A pedagogia freiriana não foi testada em larga escala com resultados mensuráveis
- Países com alto desempenho educacional (Finlândia, Coreia, Japão, Estônia, Singapura) não utilizam a pedagogia freiriana.
Esses sistemas priorizam:
- disciplina,
- meritocracia,
- rigor,
- alta exigência,
- estudo intenso de matemática e leitura,
- cultura de respeito ao professor.
Ou seja: o mundo que funciona não usa Freire.
- Falta de foco em conteúdo e excelência
Críticos dizem que Freire privilegia:
- política,
- crítica social,
- debates,
- consciência crítica,
…mas não prioriza:
- alfabetização precoce,
- resultados cognitivos,
- ciência e matemática,
- desenvolvimento técnico.
Resultado: o Brasil, após décadas de hegemonia freiriana, tem:
- mais da metade dos alunos do 5º ano sem ler plenamente,
- 95% dos alunos do ensino médio sem domínio adequado de matemática,
- baixa produtividade científica.
- A educação como “ato político” abre espaço para militância na sala de aula
Freire dizia:
“Toda educação é política.”
Isso foi interpretado em muitos cursos de pedagogia como convite à militância, substituindo:
- ensino de português → por debates ideológicos;
- ensino de história → por recortes políticos;
- ensino técnico → por narrativas sociológicas.
A crítica:
👉 tirou-se foco da aprendizagem real e substituiu-se por ativismo.
- O modelo depende de professores muito preparados — o que o Brasil não tem
Para praticar a pedagogia do diálogo de Freire, o professor deveria ser:
- culto,
- maduro,
- excelente leitor,
- altamente formado,
- capaz de conduzir debates complexos.
Mas a formação docente brasileira, segundo o próprio MEC, é frágil.
Resultado:
👉 a pedagogia do diálogo vira conversa vazia,
👉 a “conscientização” vira slogans,
👉 a sala de aula perde rigor.
- Freire romantiza o aluno e demoniza a autoridade
Para Freire:
- o professor não deve “impor”,
- a escola não deve “disciplinar”,
- o aluno é “coautor”.
Críticos afirmam:
👉 sem autoridade, não há ordem;
👉 sem ordem, não há aprendizado.
🔑 II SÍNTESE IDEOLÓGICA – O QUE FREIRE REPRESENTA
Paulo Freire representa uma visão:
- humanista,
- politizada,
- dialógica,
- comunitária,
- emancipatória.
Mas também:
- anti-conteudista,
- anti-hierárquica,
- anti-tradicional,
- anti-meritocrática.
Seu legado no Brasil é controverso:
👉 amado em faculdades de pedagogia,
👉 criticado por quem observa resultados concretos
Nossa insurgência deve contrapor-se aos modelos que não deram certo… uma migração para os modelos militares e cívico militares (A escola cívico-militar prega disciplina, civismo, respeito, ambiente seguro, valorização da autoridade do professor e formação moral do aluno. Não militariza o ensino — organiza a convivência) ou copiando modelos de Países com alto desempenho educacional (Finlândia, Coreia, Japão, Estônia, Singapura) não utilizam a pedagogia freiriana.
Esses sistemas priorizam:
- disciplina,
- meritocracia,
- rigor,
- alta exigência,
- estudo intenso de matemática e leitura,
- cultura de respeito ao professor.
Mas para isso a criança e a família devem estar bem alimentadas … uma criança desnutrida não aprende … o sistema de merenda escolar deve ser remodelado e a nutrição deve ser de alta qualidade. Os pais também precisam se alimentar para auxiliar os filhos. Neste quesito temos 33 milhões de Brasileiros passando fome e 70 milhões de Brasileiros com algum tipo de insegurança alimentar.
Um país que tem Lagostas, Vinhos Premiados e Champagne para Ministros da Suprema Corte … deve alimentar bem suas crianças … o futuro da nação.
Nosso desafio é capacitar 2,37 milhões de professores em 180.000 escolas … urgente …garantindo que os 47,1 milhões de matriculados comecem uma nova jornada rumo a soberania do conhecimento.
- Ao Ministro da Educação, iniciar a reforma do ensino, mudando o modelo Freiriano/Gramsciano existente, implementar escolas cívico-militares em todo país para que o professor volte a ser respeitado em sala de aula. Copiar modelos com alto desempenho educacional.
- Aos Brasileiros, cuidado na alimentação e cuidado com as recomendações médicas do sistema atual, quase toda a formação de nossos agentes da saúde está baseada em programas patrocinados por grandes corporações e grandes laboratórios. Na alimentação primar por produtos não industrializados implementar o auto estudo diários sobre o assunto, cultivar os próprios alimentos a medida do possível e exigir dos governantes políticas públicas que afastem os TRANSGÊNICOS E ORGANISMOS GENETRICAMENTE MODIFICADOS. Cuidado com a cultura vendida da cerveja (pão líquido), nela está o GLUTEN que é uma proteína adesiva, inflamatória viciante e de difícil digestão, permeia o intestino, entra na corrente sanguínea e chega ao cérebro diminuindo a inteligência, contém o LÚPULO que diminui a TESTOSTERONA.
- Aos Bancos – CHEGA – AUDITORIA DA DÍVIDA PÚBLICA URGENTE – MARIA LUCIA FATORELLI – para chefiar a AUDITORIA da DIVIDA. Meus caros COMPATRIOTAS – CHEGOU A HORA DE RENEGOCIAR A DÍVIDA … PRECISAMOS 10% PARA A DEFESA E 20% PARA A EDUCAÇÃO.
- Às FORÇAS ARMADAS – serviço militar 4 anos, quadriplicar o número de conscritos e pessoal permanente, Comandantes das 3 forças – Criar o ampliar um centro de estudos estratégicos, envolvendo o CENTRO DE INTELIGÊNCIA DO EXÉRCITO / MARINHA / AERONÁUTICA e REGIÕES MILITARES. Como adotar contramedidas no tratamento de ARMAS SILENCIOSAS.
- Aos Ministros do STF … meu silêncio … segundo palavras de meu professor de Direito Civil Edson Fachin … “O silêncio em determinadas ocasiões é o mais eloquente dos discursos”.
- Aos membros do movimento Muda-Brasil – Pedido de Forja da terceira Espada Samurai da Mudança – Katana – Suemitsu – FORÇA, HONRA & DISCERNIMENTO. https://katanasuemitsu.com/

LUIZ ANTONIO IURKIEWIECZ – MESTRE MAÇON – A.R.L.S SERRA DO MAR 130 –GRANDE LOJA DO PARANÁ-PR
